A música dos videogames


Não importa se a trilha sonora do seu jogo favorito é Heavy Metal, j-pop ou jazz. Música tem essa qualidade fantástica de ir direto aos nossos corações. Uma boa música vai ficar marcada em nossa memória e vai nos lembrar para sempre daquele período específico de nossa vida: vai ser a música do primeiro encontro, a música que nos lembra de alguém que perdemos ou de um lugar especial.

Não é à toa que um evento como o VideoGames Live é um sucesso mundial. A música dos games nos emocionou e emociona pois está profundamente associado às nossas melhores lembranças!

Disney dizia que a trilha sonora é 50%  do filme. Se aplica aos jogos? Provavelmente sim. O fato é que temos profissionais brilhantes atuando na área e vou citar aqui alguns dos meus favoritos.

As trilhas originais dos videogames estão tão ricas e complexas quanto as do cinema e alguns autores na verdade trabalham para ambas as indústrias. É o caso dos 3 que cito abaixo:

Greg Edmonson é o autor da trilha da série Uncharted. Ganhou o BAFTA  Best Score pela trilha de Uncharted 2: Among Thieves.

Norman Corbeil também é ganhador do BAFTA por Heavy Rain.

Mark Reagan consegue ganhar Grammy de melhor composição para crianças com um filme do Elmo e prêmios da Game Audio Network Guild pela trilha de God of War. Se não conhece dê uma olhada ouvida neste preview da trilha de GoW 3 e perceba a habilidade de um artista capaz de produzir trabalhos tão distintos. [update: dei a entender que toda a trilha de GoW foi composta por Mike. Na verdade ele é um de uma série de compositores, sendo que o tema principal da franquia foi composto por Gerard Marino.]

Há os que trabalham a mais de 2 décadas na indústria games e produziram música de qualidade desde a época dos quatro instrumentos em midi para NES até trilhas orquestradas completas para os atuais consoles que em geral estão plugados a sistemas home theaters de 5.1. Um caso emblemático é o de Kondo.

Koji Kondo é o autor mais conhecido dentre os colaboradores da Nintendo, criando o clássico The Legend of Zelda e continuando a comandar a batuta nos outros jogos da série, trabalhando também em Super Mario Bros.

Existe também a vertente mais, digamos, pop. Do rock pesado em Prince of Persia: Two Thrones a Gackt em Final Fantasy VII: Dirge of Cerberus. Das rádios em GTA Vice City aos temas pop-rock-progressivos açucarados da série Tales Of. Sem falar no mega sucesso – uma mudança real e importante na indústria da música – provocada por Guitar Hero e Rock Band.

Uma curiosidade: Kingdom Hearts – além de primoroso trabalho pop a canção Sanctuary (de Hikaru Utada) da abertura do jogo tem a curiosa característica de ter outra letra se ouvida de trás pra frente. Na versão normal é o ponto de vista de Roxas, protagonista do game. Se ouvida ao contrário é o ponto de vista de outro personagem  e contém respostas à perguntas que ficam no ar na primeira metade do game.

Mas se eu tiver que escolher um música como a mais marcante em minha vida de gamer tem que ser o tema da vila de Tristram no primeiro Diablo. Acabou ali para mim a era dos loops eletrônicos em midi. Simpáticos e memoráveis eles ficaram no passado e na história. Esta canção de Matt Uelmen mudou tudo. A partir dali ele continuou compondo e sendo Sound Designer para a Blizzard em toda a série Diablo, em Starcraft e em World o Warcraft. Ninguém sabe o  nome dele mas suas músicas são mais ouvidas pelos gamers do que as dos Beatles!

Esses são apenas alguns exemplos de excelência na música dos videogames e pretendo voltar a este tema algumas vezes. Não é surpresa que o primeiro jogo em que atuei como game designer, roteirista e produtor num mesmo jogo foi no Music City certo?

Qual a sua trilha de game favorita?

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s