Existe uma web que o Google e o Facebook não te deixam ver


Existe uma web que o Google e o Facebook não te deixam ver. E é a web do controverso. A web que bate de frente com teu egocentrismo. Que te tira da zona de conforto. Que te apresenta a coisas novas.

Ao te proteger do que te desagrada e do que espanta, ao querer te agradar todo o tempo – como uma mãe que estraga o filho por mimá-lo – o Google e o Facebook estão matando a aventura.

Mas não fui eu quem percebeu isso. Essa conversa rolou por aí boa parte de 2011 e esquentou pra valer com este TED:

Meu trabalho exige que eu entenda e tome atitudes levando fortemente em conta o que aparece nos mecanismos de busca. Então faço meu trabalho para que os sites que ajudo a criar estejam entre os primeiros no Google. Isto seria ótimo se não fosse o mesmo objetivo de todos os milhares de designers, programadores e gerentes de produto que trabalham com mídia interativa na face da Terra. Estamos todos querendo, dentro das regras criadas pelo próprio Google, moldar, modificar e interferir nas respostas das buscas para beneficiar nossos sites. Agora, não importa o que você busca, sempre verá na frente nas respostas sites de conteúdos comerciais cujos desenvolvedores estudaram as regras e as usaram a seu favor. O que nós fizemos?

Todos os profissionais desta área temos parte na culpa. Eu tenho. Mas é uma parte pequena, já que não tenho poder de mudar as regras. A maior parte da – tá  bom, culpa é forte, chamemos de –  responsabilidade é do Google e do Facebook. Eles sabem disto tão bem quanto eu e não se importam. Ou não querem mudar, ao menos por enquanto, porque essa brincadeira tá dando muita grana. Ou não sabem ainda como mudar isso e manter seus serviços relevantes.

Não sei qual resposta te dar a esse dilema do ponto de vista macro. Mas do micro é fácil: fique menos tempo no Facebook! Use outros mecanismos de busca! Saia voluntariamente de sua zona de conforto e faça o exercício democrático de dar ouvidos a quem discorda de você. Concorda?

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s