Angry Birds da Força aliados são


Há 2 anos, numa mesa sobre jogos para Android na GDC, ouvi Peter Vesterbacka, CMO da Rovio, contar um pouco do sucesso de Angry Birds e de sua estratégia a partir dali.

É muito interessante ouvir que a Rovio era uma pequena empresa que durante anos produziu jogos para plataformas mobile sem muito sucesso. Seu time de 20 pessoas já havia criado e publicado 51 jogos. E você, como eu, nunca tínhamos ouvido falar deles. o sucesso de Angry Birds vem da insistência e dedicação mas também de uma janela de oportunidade. Eles viram a criação da Appstore a apostaram em seu potencial. Acreditaram antes de todo mundo. Em cada país que a Appstore abria, estava lá o Angry Birds como um dos primeiros apps disponíveis. E em todas ele ficou em primeiro lugar. Quem está ligado neste ainda crescente mercado sabe o quanto vale estar em primeiro: a visibilidade é incrível e tende a te manter entre os mais vendidos. Acaba virando o segredo de Tostines. Vende mais porque está mais visível e fica mais visível porque vende mais.

Voltando à palestra, perguntaram quais seria o próximo jogo da Rovio. Peter disse que isso foi motivo de muitas e importantes reuniões na empresa. E a decisão deles foi fazer… mais Angry Birds. Decidiram por não criar um novo título mas desenvolver novos jogos do mesmo tema. Eles percebiam que a demanda não tinha acabado, que ainda havia muito o que fazer com a franquia.  E provaram estar certos com o lançamento de Rio, junto do filme da Fox com o mesmo nome. E Angry Birds Space. O que nos leva à imagem que ilustra o post de hoje. De Space pra Star Wars parece um pulo mas é uma conquista incrível. Associar Angry Birds à uma das maiores franquias de todos os tempos é mais dio que sinal de prestígio e sucesso. É se colocar no mais alto patamar da cultura pop em nossos dias, e toda a grana que isso reresenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s